Líder anticorrupção assume como chefe de governo de Nova Déli
Arvind Kejriwal, ativista do movimento anticorrupção na Índia e líder do partido Aam Admi, jurou o cargo neste sábado como novo chefe do governo de Nova Déli perante 100 mil pessoas que usavam o emblemático gorro gandhiano."A luta só começou", disse o líder do Aam Admi (Partido do Homem Comum), que escolheu celebrar a posse no parque de Ram Lila, e não em um prédio governamental, para que "todos os cidadãos" compartilhassem a conquista.
"Nunca imaginei que poderia haver uma revolução como esta em Nova Déli (...). Nossa vitória parece um milagre, não a podia imaginar há dois anos. Hoje o homem comum ganhou", afirmou Kejriwal em seu primeiro discurso como novo chefe de governo.
Kejriwal, que decidiu "pôr fim ao elitismo dos políticos em Nova Déli", chegou ao ato de metrô para mostrar a mudança de atitude do novo governo local, e pediu durante seu discurso "o fim da corrupção" no local em que liderou há dois anos um dos maiores protestos contra a má conduta dos governantes.
O Partido do Homem Comum, lançado em 2012, foi a revelação das eleições de Nova Déli realizadas no início de dezembro com a conquista de 28 das 70 cadeiras em jogo. Os analistas consideram as eleições da capital como um termômetro para o pleito geral que acontecerá em meados do ano que vem na Índia.
Nova Déli era um reduto do Partido do Congresso e a derrota na capital confirmou a saturação do eleitorado com esta formação que dirige o governo nacional.
Fonte: Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário